Publicações
Mestres e doutores fazem da Norus uma empresa capaz de traduzir conhecimento técnico em soluções de mercado de alto nível.
Para aqueles que desejam acompanhar nossos estudos e evoluir conosco, compartilhamos aqui os últimos artigos produzidos pela nossa equipe.

Descubra como esse investimento pode conferir uma política mais eficiente para a sua gestão de portfolio e riscos, além de auxiliar na tomada de decisões de uma maneira dinâmica e segura. A tecnologia é capaz de trazer informações essenciais e dar suporte às decisões de compra e venda de energia. Sabemos que controles ineficazes e o uso de ferramentas pouco flexíveis, como planilhas, comprometem a segurança e confiança no mercado, dessa forma plataformas como o Imeris, atuam no acompanhamento da posição atual e garantem informações cruciais para a tomada de decisão e avaliação de cenários futuros. Afinal, para entender as oportunidades no setor elétrico é preciso agilidade, estratégia e inteligência de mercado. Ainda, para aqueles que utilizam planilhas para realizar o controle de suas carteiras comerciais trouxemos alguns pontos que devem ser levados em consideração, mesmo que essas sejam fáceis de modificar e deem a sensação de liberdade por parte da sua empresa. No entanto, essas planilhas podem se tornar prejudiciais para o gerenciamento de riscos à medida que a complexidade do seu portfólio aumenta, estando mais suscetível a erros humanos simples que podem prejudicar os relatórios e análises. Levantamos abaixo as razões para sua comercializadora mudar para uma plataforma digital de gestão e melhorar sua eficiência, avaliações e auditabilidade.

O programa DESSEM é um modelo de otimização de curtíssimo prazo para determinar a programação diária da operação de sistemas hidrotérmicos, incluindo as fontes intermitentes, em um horizonte de algumas semanas e discretização de até meia-hora. Recentemente, os valores apontados pelo DESSEM para o Custo Marginal de Operação do sistema elétrico para os intervalos de 30 minutos que antes eram muito similares, saíram do piso e começaram a se diferenciar dos outros modelos. Dessa forma, tornou-se interessante de utilizá-lo a fim de identificar oportunidades no Mercado Livre de Energia. Nossos clientes podem optar por rodar este modelo e aproveitar seus benefícios com o auxílio do Pluvia e do Prospec. Apresentamos as facilidades que as nossas plataformas conferem aos seus usuários para tornar a execução do Dessem mais amigável e os motivos para que você solicite o teste das nossas soluções!

Quando se fala de risco de portfólio, especialmente em relação à mercado, o que se pretende mensurar é, em geral, qual a perda financeira decorrente da variação da marcação à mercado (MtM) de um dia para o outro (holding period igual à 1). Ou seja, qual o risco financeiro que uma empresa se expõe ao segurar a posição por um dia. Considerando que a posição em termos de volume é conhecida, ou seja, desconsiderando possíveis variações de volume devido à, por exemplo flexibilidades, geração e consumo, a grande questão é o quanto o preço de mercado pode variar, pois essa informação permitirá medir o risco que o agente está assumindo. Exemplo: Um agente posicionado long (comprado) em um determinado produto, a preço fixo, está exposto à variação da MtM. Se essa subir, significa que a empresa fez um bom negócio, visto que ele poderá vender essa energia à um preço maior. Por outro lado, se o preço cair, significa prejuízo em relação ao dia anterior, uma vez que vender a energia no dia anterior traria um resultado melhor do que negociar a energia na marcação atual. Em outras palavras, a variação da MtM terá impacto, positivo ou negativo, dependendo do posicionamento do agente, conforme Figura 1.