PUBLICAÇÕES

Descomplica aí, Norus! #1

NEWAVE HÍBRIDO

A possibilidade de execução de forma híbrida é uma funcionalidade do modelo NEWAVE¹, ainda em teste, que permite que o parque hídrico seja representado de forma individualizada nos primeiros anos do período de estudo. A individualização significa a representação das usinas hídricas de forma única e não por reservatório equivalente.


Essa individualização pode acontecer nos primeiros anos do horizonte do deck de NEWAVE¹, com o máximo de 12 períodos. Os demais períodos retornam à representação do parque hídrico por reservatórios equivalentes.


Com isso, alguns arquivos do deck de NEWAVE¹ precisam de atenção para que essa funcionalidade seja ativada. Os principais arquivos de mudança são: dger.dat, ree.dat e penalid.dat. É importante atentar-se ao ree.dat onde se pode configurar até qual mês e ano do deck as usinas serão consideradas de forma individualizada. Esse período pode ser de, no máximo, 12 meses considerando o mês inicial do deck. Além disso, para encadeamento com decks de DECOMP¹, também é preciso atenção e alterações no dadger.rvx.


Confira todas as nossas dicas sobre o NEWAVE¹ HÍBRIDO no vídeo.


ATENÇÃO: a versão 28.12 do modelo NEWAVE¹ encontra-se em validação neste momento, por isso, todas essas modificações ainda podem sofrer alterações de desenvolvimento e aplicação.


¹Os softwares NEWAVE e DECOMP são de propriedade do CEPEL.

Por Bruna de Souza 9 de outubro de 2025
Mercado físico e derivativo de energia: diferenças, complementaridades e aplicações no setor elétrico
Por Bruna de Souza 16 de setembro de 2025
A escolha do tipo de energia contratada não se limita a um aspecto técnico: representa uma decisão estratégica que impacta custos, sustentabilidade e competitividade.
Por Bruna de Souza 11 de agosto de 2025
Contratos bem geridos garantem segurança e compliance nas operações do mercado livre de energia.
Ver mais