PUBLICAÇÕES

Apresentando o Imeris Contrapartes

Hoje, exploraremos a nova plataforma da Norus que tem o objetivo de permitir que empresas analisem dados financeiros de possíveis contrapartes. Buscamos criar um espaço colaborativo onde organizações compartilham seus demonstrativos financeiros e examinam os dados de outras empresas participantes.


Atualmente a plataforma está dividida nas seguintes telas: 

HUB DE CONTRAPARTES

Ambiente onde são visualizados os documentos cadastrados pelas empresas participantes. Cada organização é identificada, no sistema, pela Razão Social e CNPJ, que são itens obrigatórios no cadastro de uma nova empresa.


A mesmas são listadas em tabela com CNPJ, razão social, período de referência do documento criado, tipo do documento criado e ação de visualizar os documentos ou pedir autorização, caso a empresa seja restrita.

DOCUMENTOS

Meus documentos 

Nesse painel são listados os documentos criados pela empresa. É possível visualizar e editar os documentos já criados. 


Adicionar Documentos 

Tela na qual são criados os documentos que serão publicados e apresentados no Hub de Contrapartes. Cada documento criado deve ter um arquivo comprobatório vinculado, ou seja, ao criar um documento o usuário precisa enviar um arquivo (.pdf) que comprove os valores declarados. O arquivo comprobatório pode ser visualizado pelas empresas, na mesma tela onde visualiza os documentos criados. 

Ainda, é necessário informar junto do arquivo a data Início do período de validade do documento e a data fim desse período. Estes correspondem ao período de referência dos documentos. Só é possível haver um tipo de documento válido por período de referência.


A confiança nos dados é fundamental. É por isso que cada empresa participante é responsável por fornecer seus próprios dados e garantir que sejam precisos e verdadeiros. Esse compromisso com a veracidade é reforçado por meio da inclusão dos documentos comprobatórios, processo que assegura a integridade e confiabilidade dos dados compartilhados.


Na versão atual, é possível criar os seguintes documentos:


  • Balanço Patrimonial Ativo 
  • Balanço Patrimonial Passivo 
  • Demonstrativo de Fluxo de Caixa 
  • Demonstrativo de Mutação do Patrimônio Líquido 
  • Demonstrativo de Resultado do Exercício 
  • Demonstrativo de Valor Adicionado

ADMINISTRAÇÃO

Minha Empresa

Painel no qual é feito o cadastro de uma empresa e os usuários com permissão podem editar os dados cadastrais da sua empresa. 


É aqui, também, que são criados usuários com os devidos perfis que consistem em responsáveis pela gestão da conta da empresa na plataforma com acesso a todas as funcionalidades e a criação outros usuários, e usuários com permissão de criar e visualizar documentos. 


Para cadastrar uma empresa, são disponibilizados campos como demonstrado na imagem ao lado.

RELAÇÕES

Minhas Relações

Parte em que a empresa gere as solicitações de acesso aos seus documentos. Essa tela é visível apenas para empresas que se definem como “Restritas”. 


Cada empresa pode restringir o acesso aos seus dados. Caso a empresa opte por restringir o acesso, as demais empresas precisam solicitar o acesso aos mesmos. O que pode ser permitido ou negado. Acessos previamente permitidos podem, também, ser revogados. 


A solicitação também pode ser feita na própria tela HUB de Contrapartes, no botão “Ações”.

ACESSO INTEGRAÇÃO

API Token

A plataforma conta com integração via API para consulta de dados. A integração é estabelecida através de token gerado e que é válido para a empresa por 6 meses, permitindo acesso aos dados dos documentos cadastrados. 


Integração com a plataforma de Inteligência de Mercado e Gestão de Risco – Imeris

A plataforma Imeris pode consultar os documentos criados pelas empresas no Imeris Contrapartes para calcular limites de crédito para as suas contrapartes. Isso ocorre justamente através da informação do token gerado no ambiente da empresa no Imeris Contrapartes.


O Imeris apenas poderá consultar dados das empresas não restritas no Imeris Contrapartes e de empresas que permitiram o acesso aos seus dados.


Por Bruna de Souza 9 de outubro de 2025
Mercado físico e derivativo de energia: diferenças, complementaridades e aplicações no setor elétrico
Por Bruna de Souza 16 de setembro de 2025
A escolha do tipo de energia contratada não se limita a um aspecto técnico: representa uma decisão estratégica que impacta custos, sustentabilidade e competitividade.
Por Bruna de Souza 11 de agosto de 2025
Contratos bem geridos garantem segurança e compliance nas operações do mercado livre de energia.
Ver mais