PUBLICAÇÕES

Plataformas de backoffice e o Mercado Livre de Energia

À medida que o mercado livre de energia se desenvolve no Brasil, a complexidade das operações também aumenta. Agentes de todos os níveis lidam diariamente com dados técnicos, regulatórios e financeiros. Atividades complexas que requerem uma gestão minuciosa e detalhada. É aí que entra o backoffice como peça-chave.


É nesse cenário que o backoffice surge como uma peça-chave para o sucesso do negócio.

O que uma boa plataforma de backoffice proporciona?

Gestão centralizada das informações

A organização que elimina o retrabalho e as falhas manuais.


Cadastro de operações, faturamento, gestão financeira, medições, garantias contratuais, gestão de obrigações e lastro de energia, registro de contratos na CCEE, cadastro das partes e contrapartes, exposições de energia e financeiras ficam organizados em um único ambiente, reduzindo retrabalho e, principalmente, erros manuais.

Conformidade regulatória

Segurança e mitigação de riscos em um setor em constante mudança.


Por ser bem dinâmico e versátil, o mercado de energia necessita de plataformas especializadas para auxiliar no funcionamento e operação das empresas, de acordo com as regras e obrigações estabelecidas pela ANEEL e CCEE, minimizando riscos de penalidades e aumentando a eficiência operacional das empresas.

Apoio à tomada de decisão

Transformando dados brutos em visão estratégica de mercado.


Com dados consolidados e relatórios claros, gestores conseguem analisar desempenho, prever cenários e tomar decisões mais estratégicas.

Integração com outros sistemas

Inteligência e tecnologia para processos mais ágeis e consistentes.


Plataformas de BackOffice podem se integrar com sistemas como CCEE, ERPs financeiros, plataformas de medição, dados de mercado e ferramentas de gestão de risco, além do uso de APIs para conexão com sistemas próprios. Essa integração reduz atividades manuais, melhora a consistência das informações e fortalece a tomada de decisão, garantindo dados mais confiáveis e processos mais ágeis.

No Mercado Livre de Energia, competitividade não depende apenas de bons preços, mas também de processos bem estruturados, tecnologia e inteligência operacional.


Investir em uma plataforma de backoffice robusta é uma estratégia valiosa para a gestão da empresa e de seus clientes. Confere transparência para clientes e parceiros, com a clareza de informações necessárias para fortalecer a confiança no mercado.

Participe da construção do futuro da gestão de energia! Veja como integrar estratégia, segurança e tecnologia nas suas negociações!

Estamos desenvolvendo um sistema para gerenciamento de negociações realizadas no mercado de energia! Conheça a nova solução da Norus que pode apoiar o trabalho da sua equipe com eficiência e segurança e saiba como você pode contribuir com nossa evolução!

Quer ver como funciona na prática?

Fale com a Norus!
Por Luana Martins 24 de novembro de 2025
Entenda as modalidades de precificação praticadas em negociações no ACL.
Por Bruna de Souza 9 de outubro de 2025
Mercado físico e derivativo de energia: diferenças, complementaridades e aplicações no setor elétrico
Por Bruna de Souza 16 de setembro de 2025
A escolha do tipo de energia contratada não se limita a um aspecto técnico: representa uma decisão estratégica que impacta custos, sustentabilidade e competitividade.
Ver mais