APOIO À DECISÃO NA COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA DE FONTES ALTERNATIVAS
DESENVOLVIDO POR:PLAN4
SITUAÇÃO:FINALIZADO
JUL/2012
Metodologia de Análise Estocástica para Apoio à Decisão na Comercialização de Energia de Fontes Alternativas com Técnica de Aversão a Risco
A comercialização de energia é um tema bastante relevante para empresas que investem no mercado de geração do Sistema Interligado Nacional (SIN). As fontes alternativas que, exceto pelas eólicas, não possuem leilões no Ambiente de Contratação Regulado (ACR) se destacam de forma a ter uma receita previsível para a geração do empreendimento. Dentro deste contexto, as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) precisam considerar diversos níveis de incerteza no preço da energia e na geração da própria usina.
Assim, nesse projeto foi desenvolvida uma nova metodologia de suporte à decisão na comercialização de energia elétrica de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no contexto brasileiro. Para tanto, são consideradas as especificidades do mercado (como a sazonalização e a penalidade por insuficiência de lastro), os aspectos estocásticos (como preço e geração) e as características das fontes de geração na busca pela maximização do retorno da empresa, levando em conta métricas de aversão ao risco. Isso tende a permitir que o decisor faça uma melhor avaliação da possibilidade de mitigar riscos eventuais, bem como evitar decisões que possam causar problemas graves em cenários mais drásticos.
Ao utilizar a ferramenta desenvolvida no projeto foi possível verificar os diversos cenários de comercialização e os benefícios da participação no Mecanismo de Realocação de Energia (MRE), como também considerar uma estratégia aderente entre a sazonalização e a comercialização da energia da PCH.
RELACIONADOS
11 DE DEZEMBRO DE 2018
PROJETO SPARHTACUS II
No Brasil tem-se discutido recorrentemente os modelos de formação de preço, incluindo...
17 DE NOVEMBRO DE 2014
PROJETO SPARHTACUS
O Operador Nacional do Sistema (ONS) utiliza os modelos NEWAVE e DECOMP para a...